h1

Piteco: Vaso x Campo

A Jurema (Chloroleucon tortun) tem despertado interesse crescente nos bonsaístas. Entretando,  a maioria prefere arrancar plantas velhas do que cultiva-las desde o inicio, ou comprar plantas grandes. Com o porte grande se obtem grossos troncos, mas geralmente os ramos são feios, em grande parte se iniciando no alto da copa.

Aqui procuramos comparar de forma científica o crescimento e o comportamento de plantas iniciadas no vaso e no campo, para verificar em qual processo se produzem as melhores plantas de forma eficiênte.

Foram usados vasos rasos quadrados com capacidade de 2 litros. E no campo foram plantadas em sulcos de 60 cm entre plantas e 1,5 m entre linhas, preenchidos com tiras plásticas de 50 cm de largura a 8 cm de profundidade, para servir como impedimento ao aprofundamento vertical das raízes.

As plantas receberam podas e adubações iguais, sendo no inicio incorporado um adubo super simples no plantio (50 g/planta).

O espaçamento largo visou facilitar a capina mecânica com tobata, roçadeira e enxada, bem como a química com herbicidas. Graças a esse espaçamento também foi possível a consorciação com milho e feijão.

Nos resultados preliminares após dois anos de medição do diâmetro do tronco acima do nebari (base), mostraram que a média das plantas do solo ultrapassou o dobro das do vaso, 2,15 no vaso e 4,42 no campo (média de 18 plantas em cada). O teste poderia ser ilimitado, mas o mínimo de duração será de quatro anos de avaliação.

 

 
 

 

11 comentários

  1. Olá João,
    Parabens pelo site, muito bom mesmo, vou acompanhar.
    Faz tempo que não apareço por aí. Tá chovendo muito em Pira, as minhas plantas estão sofrendo muito com o excesso de chuva, principalmente os Pinheiros Negro, acho que um já perdi.
    Após terminar esse experimento com as juremas vcs pretendem vender as plantas. Gostaria de alguma dessas belezinhas plantadas no chão, se for daquelas sem espinhos.

    abraço.

    Nilton


    • Caro Nilton,
      Que bom que gostou, vamos vende-las sim, daqui dois anos. Uns meses antes vc já pode ir escolhendo no campo.
      Um abraço.
      Chaddad


  2. fantástico….

    parabéns pela iniciativa e pelas experiências…

    com certeza seu blog é fonte de muita, e ótima, informação.

    grande abraço.

    guilherme teipel
    três passos/rs


    • Que bom Guilherme, pena que vc mora longe para nos visitar, mas fique a vontade para fazer comentarios, ou sugestões para buscarmos soluções para essa área.
      Um grande abraço.
      Chaddad


  3. ola Chaddad!
    primeiramente parabens pela iniciativa e pelas plantas muito legal…
    entao queria dica suas de como adubar pitecos plantados no chao, tenho alguns exemplares assime e nao sei como proceder…
    abraço!


    • No chão vc pode adubar com adubo granulado 4-14-8, e de vez em quando 10-10-10. Inicie com pequenas quantidades e posteriormente aumente, para que ela se acostume.
      Um abraço.


  4. Parabens pelo trabalho de divulgação desejo sucesso aos amigos.Abraços
    Cesar


    • Obrigado Cesar,
      Nós aqui tb estamos rezando para que nos permitam continuar nossos estudos neste local.
      Um abraço.
      Chaddad


  5. muito bom mesmo


  6. AMIGO SOY DE ARGENTINA Y ME ENAMORE DEL PITHE COMO ACÁ SON POCOS LOS QUE TIENEN COMPRE POR INTER SEMILLAS A MÉXICO TODAVÍA NO LLEGARON PERO TU EXPERIENCIA ME SIRVE PARA EMPEZAR YO YA TENGO HACE 5 AÑOS 2 PLANTAS DE FLAMBOYAN DE SEMILLA ASI QUE ESPERO TENER ÉXITO UN ABRAZO ALICIA


    • Cara Alicia, gosto muito das plantas da Argentina, aqui temos cultivado uma planta que tem pouco aqui e muito no seu país, chama-se piteco de cortiça, Chleroleucon tenuifolium, muito linda, mas com espinhos.
      Se precisar de sementes me mande um e-mail, chaddad-bonsai@hotmail.com

      Um abraço Alicia



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: