h1

Ficus retusa raizes pendentes

Como a árvore tropical mais usada em bonsai no mundo, a Ficus retusa permite a formação das raízes aéreas, no exterior conhecida como “banyans”, raizes que caem dos galhos até o solo em abundância.

Abaixo mostramos  uma árvore de ficus que exibia apenas tres ramos e agora mostramos o processo de formação de uma nova copa, através desse ramos central que deixamos crescer. Mas posteriormente deixou-se nesse ramo a formação de um ramo ladrão lateral, que provisóriamente cresceu e permitiu o engrossamento em espessura da parte superior do tronco da nova copa. Nas fotos são mostradas a poda do ramo ladrão e a reconformação da nova copa.

Na seguência mostramos a formação de novas raízes aéreas com a colocação de vasos cheios de areia sob os ramos, que induzirão a formação de diversas raízes pendentes. Mas note que é areia não outro substrato, do contrario as raízes não penderão na vertical e serão bem ramificadas.

Arvore de ficus que exibia apenas tres ramos.

 

Anúncios

14 comentários

  1. gostei imensamente do bonsai apresentado, tenho uns dois de ficus, mas não tão lindos, fiz uma poda de raiz em uma barriguda, ela está muito alta e reta, gostaria de poda-la, porem estou receosa de perde-la


    • Cara Aywah agora está na época de podar a barriguda, quando sem folha ela suporta uma poda bem baixa, e quanto mais baixa ela fica mais gordinha.

      Me mande uma foto por e-mail se quiser uma opinião.
      Abraço.
      Chaddad


  2. Gostaria de saber se há algum bonsai a venda.Também faço bonsai em casa,acho uma prática adorável.Abraços


    • Cara Lígia, as plantas mostradas aqui são para finalidade educacional, mas caso queira no nosso grupo há bonsaístas que produzem comercialmente. O Ricardo Loriggio e o Yvens Mattos podem te arrumar varios tipos de plantas semelhantes a estas. Mas vc pode trazer sua planta que lhe daremos orientação e até uma cópia do livro grátis (traga um pen drive).
      Um grande abraço.
      Chaddad


      • Oi, muito obrigada pela atenção. Sua arte é maravilhosa, parabéns. Como faço para entrar em contato com Ricardo e Yvens? Abraços


      • Faremos uma reunião dia 25 de março, na minha chacará em piracicaba, veja se vc pode ir. Entre no forum http://www.bonsaifoum.com.br o ricaro e o Yvens estarão lá.
        Um abraço.


  3. Gostaria de adquirir um exemplar. Como faço?


    • Caro Nivaldo, aqui na ESALQ nós paramos o comércio de plantas, não sei qual a sua cidade mas temos conhecidos e amigos que posso indicar, se for no caso de você querer um Ficus em bonsai.
      Me mande um e-mail.
      Um abraço.
      Chaddad


  4. Chadad, estou à procura de um ficus parecido com este. Pode me indicar onde eu possa achar? Sou do rio, mas na chacara trooical so tem ficus enormes, e eu gosto de olantas troncudas e compactas. Obrigado


    • Caro Ronaldo, ouvi dizer que o marido da Regina Suzuki está com uma produção de ficus. Como eles têm tradição de fazer plantas compactas talvez apareçam algumas do seu agrado.
      Abraço.


  5. oi como e que eu faço para cria estas raizes pendentes no meu ficus, so tenho que coloca areia ou tenho que corta a casca tambem.


    • Caro Jean, ela produz raízes aéreas em abundância quando está sob umidade elevada. Em árvores no litoral acontece muito isso.
      Artificialmente, pode ser colocada numa estufa com nebulização, ou você criar uma pequena estufa plastificada e fechada, daí quando você regar ela demora para secar. Ou ainda, enterrando provisoriamente as partes em que você quer as raízes, como eu fiz.
      Abração.


    • Ele produz raízes quando fica muito úmido, vc fazer uma estufinha fechada e molhada ou, enterrar com areia as partes que quer as raízes.
      Abraço.


      • Por favor, existe a possibilidade de se comprar um?



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: