h1

Ficus Benjamina ‘Natasha’ sobre rocha

O gênero Ficus figura como o principal entre as árvores tropicais no mundo usadas em bonsai. A cultivar F. benjamina ‘Natasha’, juntamente com a ‘Too Little’ e a ‘Boni’, são as que possuem as menores folhas dessa espécie de figueira, por isso, a alguns anos atrás figuravam entre as mais importantes a substituirem a F. microcarpa. Mas a China inovou muito a produção de F. microcarpa, agora a F. benjamina ‘Natasha’ tende a cair de moda na Europa e USA.

A ‘Natasha’ tem como caracteristica o crescimento vertical dos ramos, formando as vezes plantas colunares. Isso facilita a conformação do tronco, mas dificulta a dos ramos laterais, porque estes após meses da retirada dos arames começam se elevar de novo, ficando os ramos inclinados.

Na seguência de fotos mostramos o plantio sobre rocha de um exemplar de ‘Natasha’, usando a técnica de amarração com filme plástico, sendo que abaixo da pedra coloca-se uma mistura preparada de terra esterco e areia, e acima na parte que fica a pedra embrulhada coloca-se areia grossa, para desestimular as raízes crescerem para cima dentro do vaso, técnica recomendada por Harry Tommlinson (1990).

Anúncios

2 comentários

  1. depois desse processo é preciso regar todos os dias também?


    • A rega é normal para Fícus, não precisa ser todo dia, temos que observar se está seca a terra.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: