h1

Carmona Cascata de Raiz

A Carmona retusa poucas vezes se utiliza em cascata, um dos motivos é devida a intensidade com que suas raízes brotam, atrapalhando a copa, de forma semelhante ao Ligustrum sinensis.

Este trabalho tem como objetivo testar uma metodologia para a formação de bonsai de Carmona retusa no estilo Cascata Literato com Raiz trançada.

A seguência consiste no plantio de uma muda feita por estaquia, com 2 ou 3 raízes, plantado num tubo de pvc cortado ao meio e remontado com duas amarações, preenchido com areia grossa, colocado sobre um prato plástico. Após 6 meses o tubo foi desmontado, a areia retirada, as raízes foram separadas da areia, enroladas e amarradas com arame de cobre encapado para fixar o enrlamento das raízes.

Depois de seis meses o tubo é desmontado novamente, retirada a areia, desenrolado  o arame da raiz, colocada pendente no vaso, e remodelado o caule em outro sentido, semelhante a foto da paineira abaixo.

Anúncios

2 comentários

  1. Qual a finalidade do enrolamento das raízes da Carmona? Seria interessante sabermos, e, ver uma foto da planta já pronta (ou seja decorrido o segundo semestre da educação da Carmona. Obrigado


    • A finalidade é fazer um tronco pendente, feito de raízes que simulam o desmoronamento de uma barranca de rio, sendo que a planta fica pendurada por umas poucas raízes. Vou postar mais fotos de como estão agora as plantas.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: