h1

Calliandra depalperata

A Calliandra depalperata é uma arvoreta nativa da caatinga de alguns estados do Nordeste do Brasil.

Considerada por alguns uma das plantas brasileiras mais perfeita para o bonsai. Ela alia a miniaturidade, a longevidade, a casca rugosa, a madeira dura e , além disso, a resistência e a tolerância a podas drásticas e transplantes mal feitos ou desastrados. Mas tem um problema, pode secar ramos casualmente.

Exemplares antigos tem sido extraídos do ambiente natural, plantas de varias dezenas de anos podem ser vistas entre os bonsaítas.

19 comentários

  1. Não concordo que a caliandra depauperata seja a planta ideal para cultivar visando a formação de um bonsai. As folhas e flores são minusculas. Seca galho em demasia, não aceita bem alporque em qualquer area do tronco.


    • Fico honrado com sua aparição aqui.
      Mas meu caro, se ao invés de você ver o tamanho das flores e frutos como um defeito devia pensar como uma qualidade. Se esqueceu que assim ela permite um trabalho em miniatura com menores proporções? Deixe que as pessoas se esforcem em procurar as flores, eu já vi que elas ficam mais impressionadas quando acham.
      Precisamos de soluções para o problema de seca e da dificuldade de multiplicação por alporquia, há muitos reguladores de crescimento e suplementos novos para isso no mescado.
      Mas esses defeitos não a impedem de ser a melhor, apenas valorizam, como um pinheiro branco japonês, muitos tentaram contornar seus problemas aqui e em outros países, mas ele não deixou de ser o melhor do Japão e provavelmente o mais admirado no mundo.
      Mas acho que você tem razão numa aspecto, ela não é a ideal para iniciantes mas para os avançados, que saberão como projeta-la melhor.
      Outra desvantagem que encontramos é que as plantas que existem são todas de yamadori, nenhuma produzida para bonsai em viveiros comerciais, por isso todas são deformadas e com madeira exposta. Imagine você produzir um bosque com plantas ereta e cheias de ramos laterais, exemplares delicados e não monstrinhos. A mesma coisa acontece com a Eugenia sprengelii aqui no Sudeste, todas são arrancadas, de campos para topiaria, e não bonsai; mas quando produzimos elas desde pequenas, retilíneas e cheias de ramos podemos fazer mini bosques incríveis. Dê um monte de sementes de Calliandra depalperata ao Hidaka e veja o que acontecerá depois de uns 5 anos.
      Um grande abraço.


      • Boa noite, Chaddad.
        Volto a postar só para dizer que, apesar de não ser com fins comerciais, venho tentando manter uma boa quantidade de Calliandra Depauperata a partir de sementes. Coletei umas sementes e fiz plantio e já tenho umas em crescimento. Só achei que o percentual de germinação foi baixo, aproximadamente 50%. Ainda vou fazer outros experimentos. Posso ter errado em não selecionar as sementes, ou talvez tenha plantado fundo demais, já que elas germinam praticamente em cima do substrato. Estou com umas sementeiras e pretendo no próximo final de semana coletar outras sementes. Desta vez terei mais cuidados na seleção. Se conseguir o número suficiente de sementes, estarei plantando em torno de 360.
        Quando você falou em bosque de calliandras, você tem razão. Deve ficar um bosque muito bonito. Até estou pensando em aproveitar entre as mudas que tenho em desenvolvimento e começar a projetar um bosque, já que tenho por aqui dois suiban aguardando projetos.
        A partir do próximo ano estarei coletando sementes das que tenho em minha casa, pois esse ano elas já floraram um pouco e espero que da próxima florada elas produzam muitas sementes.

        Um abraço

        Galdino


      • amigo eu tambem cultivo a especie e foi tentando obiter mudas apartir de sementes que descobri q se lixar um pouco do verniz da semente e por na agua por ums 40 minutos depois plantar num substrato 50% ereia grosa e o mesmo de terra vegetal elas começao a brotar com 3 dias e a germinaçao e bem maior


  2. Luiz Fernando, respeito sua opinião quanto ao tamanho das folhas e flores, mas para mim é justamente ai que reside a beleza da Calliandra para bonsai. Tenho um e estou com mais uma muda e 3 estacas ( torcendo para que vinguem ) para futuros bonsais. Quanto ao mestre Hidaka pode dar uma planta que voce acha que não tem futuro e volta depois de uns 4 ou 5 anos e vê a maravilha que virou. Estive no viveiro dele há um mes e comprei uma Azalea. O tamanho reduzido das folhas e a floração abundante. Compra que valeu cada centavo, e ainda vai ser um bonsai em mais uns 2 anos. Abraço.


    • A Callindra depalperata apresenta seus problemas e nós precisamos tentar reslove-los.
      Sobre as mudas tenho testado estacas de raízes de Calliandra twedee, e tem dada 100% de pegamento. Recentemente estou testando com estacas de C. depalperata. Vou postar os resultados neste blog.


  3. Quanto a qualquer bonsai e por todos os mestres a busca é exatamente a diminuição de flores e folhas,já que os frutos são “inteligentes” por si mesmos e crescem “sem saber” que estão em um bonsai. Uma navegada pela internet nos leva a ver as incríveis caliandras que os bonsaistas renomados conseguem.


    • Atualmente, as caliandras e os pitecos tem sido as plantas brasileiras mais desejadas entre os aficcionados em bonsai no mundo. Do exterior v~em pedidos de sementes, e viajantes também tem vindo para busca-las em suas regiões de origem.


  4. Não vejo o tamanho das flores e folhas da Calliandra Depauperata como um problema para ser cultivada como bonsai. Ela tem folhas pequenas e isso vejo como ponto positivo na arte, já que não precisamos recorrer a técnicas para reduzi-las. Tem folhas pequenas mas tem uma brotação de grandes proporções, o que ajuda a definir a planta da maneira que quisermos. A Calliandra Depauperata é uma planta que mesmo o bonsaísta nunca a tendo visto, se ele se deparar com ela no seu habitat, com certeza ela não passará despercebida, pois de imediato o bonsaísta se vê atraído por ela, pois ela é realmente fascinante. Na primeira vez que me deparei com uma Depauperata na mata (até aí desconhecia totalmente a variedade) fiquei impressionado com o seu potencial para bonsai. Tão impressionado que tive que coletar um exemplar no mesmo dia. Ela tem um conjunto que atrai o bonsaísta, como tronco rugoso e tortuoso, folhas pequenas, grande quantidade de galhos, fácil de induzir a brotação de novos galhos em locais da planta que o bonsaísta bem quiser, e uma grande resistência ao extresse do yamadori, quando coletada na época correta. Tenho algumas que coletei em área que estava sendo loteada com troncos que chegam a 38cm de circunferência, com altura de 50cm. É realmente uma planta fascinante…

    Galdino


    • Fico muito feliz com suas considerações, em especial por ela estar ocorrendo em sua região, pois é noticiado um extrativismo muito grande dela pelos comerciantes.
      Espero ainda ver resultados quanto a fenologia dela, inclusive se um dia vc achar um exemplar grosso morto, não o deixe perder, consiga fazer um corte transversal na base, tirando uma “moeda”, um lixamento nesse corte e conte os anéis de crescimento, assim quem sabe possamos saber que perído de vida elas tem.
      Um abraço.


      • Olá,
        Moro no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, e por aqui já constatei a ocorrência da Calliandra Depauperata em três locais distintos, mas em áreas pequenas. Por aqui não observei ninguém fazendo coleta dessa espécie. Aliás, os nativos dos locais onde a encontrei sequer sabiam o nome da planta. Consegui identificá-la enviando fotos para outros bonsaístas e fazendo pesquisas pela net. Sobre a coleta indiscriminada, tive notícias de que isso ocorreu no estado do Ceará há alguns anos, mas só que foi com a Calliandra Espinosa. Gosto de preservar o meio ambiente e procuro interferir o mínimo possível. Inclusive já fiz coleta de sementes e fiz um pequeno plantio e pretendo plantá-las em outras áreas, para que assim aumente na natureza a quantidade de exemplares.
        Ah, no caso de achar algum tronco grosso de Calliandra Depauperata, como posso fazer para saber a idade da planta? Se for possível que eu mesmo faça isso, vou fazer, com certeza, pois tenho alguns exemplares e gostaria muito de saber a idade aproximada que eles têm.

        Galdino


  5. Caro Galdino, fiquei impressionado com o diãmetro de 38 cm que vc citou, e ainda mais com a altura, 50 cm, ela deve ter sido danificada, ou cresce para o lado?
    De qualquer forma essa planta tem muitas décadas, se um dia alquém conseguisse contar seus anéis poderiamos ter essa informação.
    Mas eu acho que vc deveria mostrar essas maravilhas ao mundo, pois não sabemos o quanto elas vão durar. Gostaria muito de ver fotos dessa planta na natureza, nas varias estações do anoe em observações de aspectos de alguns desses exemplares.
    Faça um blog de fotos, é fácil e grátis, vc pode até usar o facebook, se precisar de ajuda ou dicas eu me disponho. Tire muitas fotos e faça observações durante anos e vá juntando. Eu faço este blog para passar as informções que consigo, sem interesses comerciais, apenas educativos. Eu, por exemplo, já descobri que as calliandras pegam pouquissimo de estacas herbaceas, lenhosas nunca, e que de raízes pegam quase 100%, com mais eficiência nas estacas lenhosas, quanto mais grossa melhor.
    Espero notícias
    Um abraço.
    Chaddad


  6. caros amigos,agussaram minha curiosidade sobre o pinheiro branco.por acaso aqui no brasil alguem conseguiu se dar bem com essa especie?sera que aqui no vale do paraiba ele iria bem?meu nome e carlos e pratico o bonsai a uns 15anos,mais agora que comecei a me interessar por essa especie.boa noite .e obrigado.


    • Caro Carlos, eu já comprei sementes e germinei belas plantinhas, mas que morreram após um ano com o mormaço do verão.
      Algums pessoas tem comprovado que 2 anos sem o frio eles morrem. Entretanto, o Hidaka conseguiu criar um exemplar por 14 anos em Atibaia, uma cidade que tem um clima mais ameno.
      Um abraço.


  7. Gente se alguem tiver sementes de Depalperata para vender por favor me mande um email, estou querendo muito e não consigo achar ninguem que tenha…. Aqui em Goiás é muito dificil encontrar alguem que tenha esse tipo de Calliandra. email: arthurdovale.arq@hotmail.com desde ja agradeço!


    • Caro Arthur,
      O Galdino, citado acima, tem sementes de vez em quando, talvez ele possa coletar para vc.
      Um abraço


  8. Seria maravilhoso, lhes mandei um email. Como entro em contato com o Galdino? Talvez você possa lhe informar sobre minhas intenções 😉


  9. Caro Arthur,
    Depois de tempos volto por aqui e vejo seus comentários sobre a calliandra depauperata. No momento tenho poucas sementes desta espécie. Acho que apenas umas 50 sementes. Tinha o objetivo de coletar bastante sementes este ano, mas tivemos uma baita seca por aqui e as calliandras não chegaram a botar sementes como de costume. Nas primeiras chuvas, elas brotaram na natureza com bastante intensidade, no entanto não houve sequência das chuvas e perderam a florada. Ainda cheguei a registrar a intensidade da florada. Posso enviar para seu e-mail algumas fotos, mostrando inclusive algumas que tenho com tronco bastante desenvolvido. Recentemente estou criando um blog (www.galdinobonsai.blogspot.com.br) e apesar de estar ainda em construção, lá você pode ver uma foto de uma calliandra depauperata com tronco bem desenvolvido, circunferência de 19cm e altura total da planta de 39cm. Aliás, por falar em circunferência, num post anterior falei sobre uma depauperata com um tronco com 38cm de diâmetro, quando na verdade quis dizer 38cm de circunferência. A correção vai especialmente para o Chaddad, que espantou-se com a medida. Caso queira entrar em contato, o meu e-mail é manoelgaldi@bol.com.br.

    Um abraço.

    Galdino


    • Se alguém quiser ver algumas fotos da Calliandra Depauperata na natureza e em época de florada, dê uma olhadinha no meu blog: galdinobonsai.blogspot.com.br. Lá tem fotos e uma matéria que escrevi sobre minhas experiências com a Calliandra Depauperata. Qualquer informação a mais pode entrar em contato. Passarei qualquer outra informação que seja do meu conhecimento.
      Um abraço a todos.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: