h1

Araçá vermelho em Cascata de Raiz Enrolada

O Araçá vermelho (Psidium cattleianum humile) é uma árvore nativa da Floresta Pluvial Atlântica, crescendo desde as serras até nas praias desde o Rio Grande do Sul até a Bahia.

É uma variedade do araçá amarelo, mas diferente deste, sendo um pouco menor e compacta em alguns aspectos, daí o nome ‘humile’. Não apresenta um crescimento vertical tão intenso no início, produzindo ramos laterais, curvas e sinuosidades frequentes quando em áreas livres de competição. Seus frutos são vermelhos por fora e esbranquiçados por dentro, ao contrario da variedade amarela que o é por fora e por dentro.

Visando a formação de plantas de araçã vermelho no estilo Cascata de Raiz, iniciamos testes com a metodologia de canos de pvc, cheios de areia, para promover raízes longas e pouco ramificadas, que ao alcançarem solo fertil no vaso abaixo do cano, ganham força se ramificam e engrossam rapidamente. Após um ano os ramos são podados, o cano retirado, bem como a areia deste. em seguida as raízes são enroladas, e colocadas em queda lateral, colocando a copa na parte mais baixa. A partir de então a um trtabalho de conformação é feito na copa.

4 comentários

  1. quero comprar


    • Caro Davi,
      Ainda não somos produtores de plantas comerciais, mas apenas fazemos testes, se quiser venha nos visitar e podemos te arrumar algumas, semelhantes aquela, as do experimento ficam por quatro anos aguardando o final.
      Um abraço.
      Chaddad


  2. Desejaria visitar-lhes. Para onde me dirijo na ESALQ
    (é em Piracicaba o campus?)Qual os horários (para não atrapalhar em nada?) Posso adquirir ou outra forma algum espécime dos bonsai-experimento? Um fraternal abraço aos mestres.


    • Caro Mauro, o campus fica na entrada da cidade vindo pela rodovia Luiz de Queiroz. Entra pela guarita principal, pede uma guia de visitante, vc vai para a Horta da ESALQ, e segue reto por uns 700 m, vira a direita numa cerca viva, e após 20 m entra no portão a esquerda. Nosso horário é de sgunda a sexta das 7:30 as 11:30, e da 13 as 17h.
      Te aguardo.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: